18/04/2016

(Coisas de Seriador) Receber spoilers e suas motivações sem sentido

Quando não é resenha, gosto de começar com um "olá, gente", mas hoje é dia de desabafo, então vou deixar dois "ois"

Oi n° 1: Oi, gente. Hoje vamos nos abraçar para falar de um sofrimento que temos em comum: lidar com spoilers e pessoas que dão spoilers.

Oi n° 2: nhaí, vacilão. Tá feliz poluindo a internet com spoiler? Reponde, cadê a tua voz?!

Uma coisa que me deixa realmente chateada é spoiler. Quando é um amigo, em uma conversa real, fica bem mais fácil impedir o spoiler, entretanto quando estamos nessa coisa linda chamada internet, o lance é bem mais difícil. A ideia para essa publicação, para se ter uma noção, surgiu logo quando a parte b da 6° temporada de The Walking Dead foi lançada. Fui bombardeada por spoilers nas redes sociais, principalmente o Facebook

Irei reunir, nessa publicação, as explicações mais frequentes que as pessoas dão quando são perguntadas sobre o motivo de jogarem esses spoilers na nossa cara. E é claro que eu não vou simplesmente mostrar essas explicações, vou dizer os motivos delas serem sem sentido.  



Foi bem difícil, mas consegui


Pedi a ajuda de alguns gifs (essas imagens que se mexem) para mostrar a minha reação, diante de explicações tão sem noção. Bora lá.

"Não é spoiler, porque já passou na tv "


Sim, é spoiler. Não é só porque passou na tv que todo mundo tenha tempo e disponibilidade para assistir. Tem gente tipo eu que gosta de acumular os episódios de algumas séries para fazer maratona depois. Tem gente que trabalha ou estuda e, portanto, não tem tempo para assistir ao novo episódio que foi lançado. Tem gente que nem tem tv por assinatura ou netflix tipo eu, daí só depende da internet para assistir séries.


"Esse gif tem spoiler, mas vou compartilhar. Sinalizo spoiler na descrição do gif."


Adèle Exarchopoulos representou exatamente minha reação ao ver um gif com spoiler no facebook ou qualquer outra rede social.

Como explicar o óbvio? Migo, o que vemos primeiro em uma publicação do Facebook: a descrição ou a imagem? Baseada em minha experiência, posso afirmar que nossa visão sempre é atraída primeiramente para a imagem, principalmente quando se trata de gifs, pois ela pulsa diante de nós. Depois, vamos ler a legenda/descrição. Tomem como exemplo essa publicação. O que você olham primeiro: o meu texto ou esse monte de gif que eu coloquei? Hum? Responde aí, bando de vacilão que fica compartilhando gif com spoiler! Cadê a voz de vocês?! 

"Se eu sinalizar spoiler na minha resenha, quem quer ver a série não irá lê-la. Não posso perder essa visualização e, talvez, um futuro comentário"


Depois dessa, sei que muitos perderam a esperança na humanidade. Sim, essa é a explicação de alguns blogueiros. Vamos por parte. Uma pessoa que vai ler a sua resenha, possivelmente, vai desconfiar que leu um spoiler, daí nuuuuunca mais vai visitar seu blog. Esse é o seu final feliz. 

Não gostou desse the end? Beleza, eu posso te dar uma luz então. Faz um seguinte ó: quando for escrever a sua publicação, não precisa fazer um resumo da história, a pessoa do outro lado da telinha que saber o que você achou da série (ou qualquer coisa que for resenhar). Dá só uma ideia do enredo da série. Para simplificar não fale coisas que se afastam muito do que está na sinopse. 

Ah, tem uma outra dica mara: faça a primeira metade da resenha sem spoiler e a outra com spoiler, daí você ganha a visualização e talvez o comentário, mas não se esqueça de avisar quando os spoilers irão começar, tá? Coloque em fonte grande e com uma cor bem chamativa ou use uma imagem. Beleza? Beleza. Siga sempre o conselho da Inês em seu blog e na vida: 


"Não sei lidar com essa vontade incontrolável, preciso conversar com alguém sobre esse episódio amaizing, mesmo a pessoa não tendo assistido ainda"

Migo, eu sei como é isso. Começar a assistir uma série com alguém ou ter aquele amigo que sempre conversa com você sobre o novo episódio, daí ele inventa de acumular os episódios para assistir depois ou qualquer outra coisa. Sei como é assistir aquele episódio foda, daí não ter ninguém para conversar... Eu te entendo, vem aqui, me dá um abraço.

Eu entendo esse sentimento, mas não dá spoiler. Convença a pessoa a assistir logo o episódio. Em casos mais extremos, amarre a pessoa em frente ao computador, dê o play e só a tire de lá quando o episódio acabar. Deixa a pessoa assistir até os créditos, pra vê se traumatiza e para de atrasar a série que você estão assistindo juntas. 

Desconsidere o último conselho, não quero a polícia batendo na minha porta, alegando que estou incitando a violência. Ah, foda-se.

"A rede social é minha, eu posto o que eu quiser."


            

A CONTA na rede social até pode até ser sua, mas a partir do momento que somos amigos lá, você invade o meu espaço, sem pedir licença. 

Cara, eu tô ouvindo algum vacilão aí dizer: "me bloqueia, uai". Minha resposta: "eu posso até te bloquear ou bloquear suas publicações na minha timeline, mas antes disso, já vou ter visto/lido seu spoiler". 

  

Gente, acho que, com essa minha publicação, deu para entender que temos um enorme probleminha (#ParodindoAJoutJout). Precisamos de uma solução. Qual a solução?


Matar a pessoa? 

Se vingar da pessoa que deu spoiler dando outro spoiler? 

Mostrar como a taxa de mortalidade dos unicórnios cresce a cada spoiler dado?

Mostrar o dedo do meio com classe?

Mostrar o dedo do meio fingindo passar batom? 

Mostrar o dedo do meio dançando?

Mostrar o dedo do meio fazendo mágica?

Mostrar o dedo do meio de forma retardada como o Senhor Bean?


Sim!
Quer dizer...
NÃO.

Gente, não existe uma solução mágica para esse problema. Se cada pessoa se conscientizar que spoiler pertence ao lado negro da força, creio que ninguém vai sair compartilhando eles pelas redes sociais. Então, você que está lendo essa publicação: pare de compartilhar imagens com spoiler e, se for compartihar algum texto com spoiler, por favor, sinalize, em letras MAIÚSCULAS que se trata de um spoiler. Viu na página daquele seriado uma imagem mara, mas que contem spoiler? Por favor, não compartilhe, deixa ela lá. Pareceu proposta de intervenção da prova do ENEM, né?

Se tudo o que falei até agora não lhe fez reavaliar suas atitudes nas redes sociais, vou apelar, é o jeito. Aliás, eu já tinha apelado antes, no twitter:




Se unicórnios não estão resolvendo, vou para o plano B: bebês. A cada spoiler que você dá ou compartilha (sem sinalizar ou em uma imagem/gif) um bebê começa a chorar. Melhor: um bebê chora e um unicórnio com crista de arco-íris morre.

Por último, vou deixar aqui um vídeo hilário protagonizado pelo Marcelo Adnet para o programa Tá no ar: A TV na TV que fala justamente sobre o assunto dessa publicação: SPOILER.


Preciso me vingar de quem deu spoiler de The Walking Dead: O Chaves é o Chapolin, seus piranhos!  

14 comentários:

  1. Oiii, Karina!

    Adorei o assunto, só porque eu sou uma incontrolável agente do spoiler. Sério, eu tenho que me segurar, e muito, para não soltar um spoiler, e mesmo assim não consigo me conter. Realmente preciso ter a sensação de cortar o barato das pessoas, em especial do meu marido com TWD. Não curto muito, mas eu vejo o que anda acontecendo e vou pra ele que está na 5 temporada agora e conto quem morreu e quem sobreviveu. Mas uma vez minha amiga pegou meu livro recém comprado e disse: "ah, "fulano" morre". Me deu tanta raiva dela, que vai fazer um ano que o livro tá aqui e ainda não li por saber que o bendito morre. E também um dia antes do lançamento de Batman vs Superman recebi um spoiler super broxante... mas que não me impediu de sair repassando pra todo mundo que dissesse que queria ver o filme. :/ Tenho problemas e preciso me tratar, porém não gosto quando usam minha doença contra mim.

    beijos,
    estilhacandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o feitiço vira contra o feiticeiro... Miga, eu nem pesquisei como essa doença pode ser curada, preciso achar alguma informação para adicionar ao post rs.

      Sério: num dá spoiler, isso é a pura maldade.

      Obrigada pelo comentário e visita, flor, e deixa teu marido assistir TWD em paz kkkkk!

      Excluir
  2. Oi, amei a postagem e compartilho dos mesmo sentimentos. Eu simplesmente ODEIO receber spoiler, e só pq já passou na tv ou o livro já foi lançado há muito tempo, não quer dizer que a pessoa pode dar o spoiler. Acho que isso tem tem relação direta com respeito, pois devemos respeitar que a pessoa não assistiu/leu tal coisa e esperar ela ler/assistir para assim, debater juntos algo que os dois já sabem o desfecho, mas não sair por ai dando spoiler só pq a rede social ou o blog é meu e faço o que quiser, e se tiver, sinaliza, simples assim.
    Adorei o desabafo e penso o mesmo.
    bjus

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkk Dei muita risada com esse post! Sou uma das pouquíssimas pessoas desse mundo que adora spoilers e até peço por eles! Como dito acima, as vezes a gente gosta tanto de algo que quer compartilhar com o mundo, mas sempre me controlo, não é porque eu gosto que os outros são obrigados a aguentar! Tem muita gente idiota que só quer visualização e não pensa na interação e na fama negativa que o blog terá por postar spoilers. Mas, sério, eu sou o contrário de você! Se começar a me contar uma história, por favor, me diga o final!! kkkkkkkk


    Leitora Compulsiva
    http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. PQP, acabei de fazer textão sobre seu post e a merda da internet caiu e não publicou T.T

    Enfim, acho que é muito difícil fugir de spoilers, sabe? Se a gente tá no mundo, vamos recebê-los nas redes ou numa conversa face to face. Isso sempre existiu, na verdade, só que com os seriados isso ficou pior, né. Como eu não vejo mais seriado, o que mais me entristece é quando recebo spoiler de livros. Ano passado fui a uma peça teatral e, nela, recebi o spoiler do final de Os sofrimentos do jovem Werther (ainda quero ler, mas depois do spoiler a animação morreu um pouco) e, semana passada, recebi de dois amigos de Into the Wild T.T

    P.S.: a m e i os GIFS, ajudaram muito HAHAHA.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Me abraçaaaaaa Karina! Haha
    Odeeeeio spoilers, assim com quem compartilha.
    Esses dias eu estava fazendo uma bela pipoca, me contaram um p. Spoiler. Resultado, pipoca queimada, lágrimas e mais lágrimas.

    Beijoos!
    www.estantemineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. olha, quando se trata de conversa frente a frente fica mais fácil evitar spoiler, porque peço pra pessoa parar, mas daí a querer mandar no que se posta na internet? é complicado... se for em textos, ok. a pessoa avisa e talz, mas com memes é muuuito dificil não ver ou soltar um, porque volta e meia eu posto e vejo spoiler de outras pessoas... se eu for discutir com cada um que vejo porque o povo compartilhou, melhor mesmo é deslogar da internet...
    mas enfim, entendo sua raiva...

    ResponderExcluir
  7. Spoiler é um assunto muito tenso.
    Adoro quando as pessoas colocam nas resenhas que terá spoiler, mas infelizmente quase nunca tem.
    Sobre imagens e gifs sempre é mais complicado evitar.
    Confesso que fiquei brava com meu namorado quando ele me mostrou esse vídeo do Adnet. Eu não sabia algumas coisas porque ainda não tô em dia. Porque como você disse nem sempre temos tempo pra tá em dia.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  8. Oi querida,
    Adorei esse texto também fico P da vida com essas coisas, tenho trauma do Sexto Sentido até hoje porque minha mãe largou o maior segredo do filme antes de eu ver. Ainda que fujo do Face para não ver tantos, e aqueles gifs realmente dá vontade de AHHHHHHHHHH....Pessoas tenham pena das pessoas que não assistem as coisas na mesma hora com vocês e guardem para vocês os SPOILERS...O Povo agradece.
    Beijos
    RaquelMachado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Realidade de muitos passar por isso.
    Adorei o texto, com certeza vou compartilhar. É realmente um choque estar lá de boas no face e surgir um spoiler - que mais parece uma punhalada no peito - na nossa timeline...
    Só resta chorar...
    #NãoAoSpoiler seja ele de livro, filme, série, novela, jogo, ou o que for!

    ResponderExcluir
  10. Para começar esse comentário. PARABÉNS.
    Você disse exatamente tudo que uma pessoa revoltada acha rs
    Eu odeio quando recebo spoiler, fico chateada, com vontade de matar e já bloqueei pessoas do meu face, por ler spoilers soltos ao vento.
    E eu acho que a pessoa tem que sinalizar mesmo, porque o mundo não está atualizado com nada, ou nem todos leram aquele livro que você leu, então se você quer soltar uma coisa dessas, você apenas sinaliza em LETRAS GARRAFAIS.
    Eu estava na página de TWD ontem e vi uma coisa maravilhosa, vou deixar o link aqui para você dá uma olhada. [ https://www.facebook.com/TheWalkingDeadBrasil/posts/1133235070057203 ] Pessoas assim, merecem vida longa e próspera rs
    Obrigada por essa postagem, vou passar aos amiguinhos que falam das séries que não assistimos. rs

    Beijos

    casinhadaliteratura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá :) Enviamos um convite para o teu email. Caso não tenhas lá recebido poderás aceder à nossa plataforma em https://swonkie.com
    Contamos contigo? :)

    ResponderExcluir
  12. Que hilário o post com esses gifs kkkkkk
    Spoiler é ame ou odeie... Eu odeio, e quando vejo que tem um post de um filme ou série que ainda não vi passo o mouse mais rápido que estudante procurando sala no Enem...

    Te indiquei numa TAG lá no blog ;)
    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/2016/11/tag-complete-frase.html
    Espero que goste
    Beijoo

    ResponderExcluir
  13. Eu não tenho problema com spoiler, desde que eu realmente acompanhe a série ou queira muito ver o filme ou ler o livro. Mas confesso que tem certo suspense que fazem com o spoiler que só gera curiosidade. Foi o que aconteceu comigo no caso de "Mentirosos". Era tanta resenha com aviso "sem spoiler" que eu cacei uma com spoiler justamente porque tinha ficado curiosa, mas não tinha interesse em, de fato, ler o livro.
    No entanto, a vida dá suas voltas e hoje estou super cuidadosa nas redes para não levar spoiler do revival de Gilmore Girls. Até agora tem dado certo, mas não sei quanto tempo essa maré de sorte vai durar, já que infelizmente as coisas viram memes e se propagam de forma rápida hoje em dia.
    Gostei do seu texto. Realmente representa muita gente que fica nessa situação chata ao lidar com gente non sense na internet. Parabéns.
    Andressa Lima - Blog Primeira Página

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante e sempre bem-vindo!
*Você pode comentar sem ter uma conta do Google. Escolha a opção NOME/URL. No espaço para NOME, coloque seu nome/apelido e o espaço para URL não é obrigatório, mas se quiser, pode colocar o endereço de alguma rede social que possui.
*Blogueiros, deixem o link de seus blogs para que eu possa conhecê-los.
*Viu algum erro ortográfico no post? Desculpe-me, às vezes esses danados passam pela minha revisão. Bem, se não for muito incômodo, peço que use o formulário que se encontra na barra lateral direita desse blog para me informar do erro. Desde já agradeço a atenção.
Obrigada pela visita e volte sempre!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...