05/03/2016

(Primeiras impressões) Spettacolo - Rafaela Papini



Indicada pela autora Letícia Godoy, firmei essa parceria com a autora Rafaela Papini e eis que estou aqui compartilhando as primeiras impressões que tive de Spettacolo. A autora me enviou as 49 páginas iniciais do livro, que está em pré-venda no site da editora Arwen, o que totaliza 10 capítulos, para que eu escrevesse essa publicação. Bora conhecer os protagonistas? 

Concebido em um trailer do circo Spettacolo, Hiram, no alto dos seus vinte e poucos anos, não conhece outra vida que não seja a circense. A única rotina em sua vida é a de se mudar constantemente, visitando diversos locais, levando a magia do circo, dando às pessoas a oportunidade de conhecer Hiram, o Dragão, seu nome artístico. A euforia da plateia a contemplar a forma como ele manuseia aquelas tochas em chamas, a expressão embasbacada do público ao vê-lo voando sobre a arquibancada é o seu combustível, sua alegria. Porém, a curiosidade de viver uma vida longe daquele espetáculo pulsa cada vez mais forte dentro de si.

Malu possui uma vida comum, comparada a de Hiram. Abandonada por seu pai muito cedo, ela foi criada apenas por sua mãe, que precisou trabalhar muito para cuidar dela e de seu irmão. Malu trabalha em uma lanchonete, tendo que engolir vários sapos para pagar a sua faculdade de Publicidade, um sonho que está custando muito caro. Sua vida amorosa não anda muito bem, seu namorado, Pedro, tornou-se quase o oposto do garoto que ela conheceu: pouco atencioso e distante. A vida cheia de rotinas a tornou uma pessoa séria, deixando para trás a jovialidade, seus amigos.

Malu e Hiram. Duas pessoas completamente diferentes. Dois mundos. Eles andavam em trilhos completamente opostos, até que Kátia, melhor amiga de Malu, a convida para ir assistir a uma apresentação do circo Spettacolo. As luzes, os movimentos quase inumano da contorcionista, a voz convidativa do apresentador a deixam encantada, quase em transe, todavia nada se compara ao que ela sentiu ao ver o espetáculo que foi a apresentação de Hiram, o Dragão, que a encarava sem nem ao menos disfarçar, hipnotizado. 

Creio que já deu para entender o que ocorreu com essa troca de olhares, né, meu povo? O que vem por aí parece ser um romance cheio de barreiras, afinal o circo nunca fica permanentemente em um lugar, sem contar que Hiram possui um relacionamento com a contorcionista, Rosário. Acho que esse namorado da Malu esconde alguma coisa, afinal ele passa boa parte do tempo viajando, para o Rio de Janeiro, a trabalho (isso é um palpite).

Malu é uma personagem romântica demais, ela mesma assumiu isso, mas que também é muito “pé no chão”. Ela, nitidamente, está em um relacionamento por puro comodismo de sua parte, pois sempre foi algo muito sereno, sem aqueles solavancos. “É como uma xícara de chocolate quente no inverno [...]. Na temperatura certa, na quantidade certa, e é exatamente aquele gosto que você sabe que precisa sentir. Nunca muda, você sabe o que esperar e é por isso que é tão bom”, como Malu tenta explicar a sua melhor amiga. Brochei só de ler.

Hiram é um personagem bem introspectivo, foi o que me pareceu com o pouco que li. Ele é atormentado com uma lembrança do passado, um acidente mais precisamente. Hiram vive em constante mudança, o que já se tornou uma rotina para ele (a frase ficou confusa, eu sei). Agora, ele parece querer algo mais “normal”, talvez um pouso? Algo mais? Não sei, só lendo mais para desvendar os mistérios do dragão. 

O livro é escrito em terceira pessoa, o que nos dá uma visão mais ampla da história. Acompanhamos os passos de Hiram e Malu, tudo muito bem intercalado, a ponto de no mesmo capítulo o foco da narração mudar. Bem, eu li 49 páginas em algumas horas de um livro digital, em um notebook, enquanto a minha gatinha, a Catita, tentava roer a tela e andar por cima das teclas, então posso afirmar que a autora escreve de uma forma que lhe deixa completamente envolvida na leitura, nem vi o tempo passar. Ah, ela conseguiu mudar o zoom da tela, estava tão entretida que nem percebi que ela estava querendo deitar em cima do teclado. 

Desde Chocolate com pimenta, a novela que passou na Globo, sempre tive vontade de ler algo que mostrasse a vida circense, fico muito feliz em ter tido essa oportunidade, espero ter logo o meu exemplar completo em mãos.


FICHA TÉCNICA
Sinopse: De um lado temos a história de Hiram, um misterioso e sedutor artista de circo que se apresenta fazendo shows com fogo. De outro, a história de Maria Luisa, uma moça insegura, levando uma vida monótona em uma cidade pequena do interior. Ele possui segredos de um passado doloroso que desvenda com a ajuda de uma fotografia rasgada e o diário de sua mãe, morta no incêndio ocorrido durante o show de mágica quando ainda era criança. Ela sofre com uma mãe distante e um namorado indiferente, entediada com sua vida dolorosamente comum. Eles levam vidas completamente diferentes, mas, de alguma forma, o destino os cruza durante um espetáculo em que Hiram é hipnotizado por um par de olhos azuis que o fitava, admirado, na plateia. Em meio a encontros e desencontros, seus estilos de vida serão postos à prova, fazendo-os encarar seus piores pesadelos e repensar tudo aquilo em que acreditavam na tentativa de viver esse grande amor. 

Adicione ao skoob aqui
Título: Spettacolo
Autora: Rafaela Papini
327 páginas
Editora: Arwen
Ano: 2015
Gênero: Romance

Até outra hora, gente. Rafaela Papini, obrigada por essa parceria, vai ganhar um coraçãozinho digital: S2.

Abração!

7 comentários:

  1. Esse livro é maravilhoso, fiz as primeiras impressões e me apaixonei. :)

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Também acho que a vida circense dá um ótimo plano de fundo para as histórias, e fiquei bem curiosa por essa!

    xoxo
    www.amigadaleitora.com

    ResponderExcluir
  3. Oie! Eu já vi muitas divulgações acerca dessa obra, mas nunca parei para pesquisar sobre o que realmente era. Já vi que, quando ler, vou me apaixonar pelo Hiram, hahah. Não sei se eu gostaria dessa Malu. Não conheço ela além de suas palavras, então não posso julgar, mas não é o tipo de personagem que me cativa. Fiquei louca para conhecer a vida circense do rapaz e saber como será esse relacionamento diante das circunstâncias apresentadas. Adorei sua publicação e espero poder ler a resenha em breve *-* Tomara que você aproveite a leitura do enredo completo ♥

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  4. A Letícia Godoy é uma fofa, quero muito ler o livro dela, mas o livro completo não só algumas páginas. O enredo parece bastante curioso, mas como disse, não aprecio degustação parcelada de livro, tem que ser o livro completo

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto de primeiras impressões, essa sem duvida está mara. Mas o ruim disso é querer mais e não ter.
    Parabéns pela postagem , está linda.
    Beijos

    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiii
    Eu adorei essas suas impressões, no momento estarei esperando sua resenha completa, livros em partes me deixam realmente muito triste.
    Sua postagem ficou incrível.
    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Não curto muito livros românticos demais, mas adoro obras com essa temática de circo. Suas primeiras impressões foram muito boas, me deu curiosidade sobre essa obra. :)

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante e sempre bem-vindo!
*Você pode comentar sem ter uma conta do Google. Escolha a opção NOME/URL. No espaço para NOME, coloque seu nome/apelido e o espaço para URL não é obrigatório, mas se quiser, pode colocar o endereço de alguma rede social que possui.
*Blogueiros, deixem o link de seus blogs para que eu possa conhecê-los.
*Viu algum erro ortográfico no post? Desculpe-me, às vezes esses danados passam pela minha revisão. Bem, se não for muito incômodo, peço que use o formulário que se encontra na barra lateral direita desse blog para me informar do erro. Desde já agradeço a atenção.
Obrigada pela visita e volte sempre!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...