13/01/2016

(Resenha de série) Orange Is the New Black


Sinopse: Piper Chapman é uma mulher na casa dos 30 anos que é sentenciada a 15 meses de prisão por um crime que cometeu há quase dez anos. Ela transportou dinheiro para sua namorada que era uma traficante internacional.

Podem ler a resenha de boa, pois ela não contém spoiler.

Geralmente, venho aqui falar de livros ou assuntos voltados à Literatura. No entanto, resolvi expandir os assuntos tratados aqui no blog, até porque ultimamente ando assistindo muitas séries, o que deixa pouco tempo para leituras. 

Crazy Eyes
Quando decidi começar a falar sobre séries, a primeira que passou pela minha cabeça foi: ORANGE IS THE NEW BLACK! Caramba, é a minha série favorita. Sempre ouvia as pessoas falarem maravilhas de Orange, até que certo dia a curiosidade bateu e fui procurar ler a sinopse... Não sei vocês, mas acho a sinopse de Orange pouco chamativa. 





Pensei logo isto: qual é a graça de acompanhar a rotina de uma prisão federal feminina? Pela sinopse, vemos que o foco está nas detentas, e não na direção da prisão. Isto é, o grande enredo seria:  Piper Chapman vai ao banheiro, enquanto Alex Vause a olha fazendo suas necessidades fisiológicas... O almoço do dia é uma gororoba pior do que o jantar de ontem... É sério, não senti vontade de assistir a série, pois não conseguia imaginar um enredo interessante o suficiente para fazer com que eu assistisse, no mínimo, 5 episódios. Só que o meu encontro com Orange estava escrito nas estrelas, eu tinha que assistir, pois futuramente seria a minha série favorita. 
Alex Vause
Já não sentia mais vontade de assistir a tão famigerada série, mas eis que encontro um post no site Lugar de Mulher e o leio. Vou só desviar um pouco o assunto aqui para expressar todo o meu amor por esse site e minha admiração para com grupo de mulheres que o escreve: super indico, deem uma passadinha lá, leiam qualquer post, tenho certeza que irão amar e se tornarão leitores assíduos do LM (tanto mulheres, quanto homens).
Doggett, a anja
O post falava sobre como a série resolveu fugir dos estereótipos femininos e em como as personagens são TODAS desenvolvidas. Aí, putz, o pessoal do Lugar de Mulher indicando uma série? A minha curiosidade voltou com força total. Abri uma nova guia e comecei a baixar o primeiro episódio da primeira temporada. Baixei esse episódio na fé, demorou uns 40 minutos com essa minha internet cocô! Porém, cada segundo valeu à pena. Paixão à primeira vista!

Dente-de-leão e Crazy Eyes (só por esses apelidos já dá para saber quem é quem, né?) 
Nos primeiros minutos, vemos o que a sinopse diz: Piper Chapman, uma garota vinda de uma família com boas condições financeiras, começa a se envolver com Alex Vouse, uma mulher que trabalha para um cartel internacional de drogas. Chapman parecia gostar da emoção de namorar uma criminosa, até que tudo muda e elas se separam. Alguns anos depois, ela precisa se entregar, pois descobrem que ela foi cúmplice de Alex.
Alex Vause
O interessante é que só sabemos do passado das duas pelos flashbacks, pois logo no primeiro episódio já mostra a Piper se entregando para ser presa. E tem mais uma coisa interessante: Alex e Piper vão cumprir sua pena na mesma penitenciária. Informando: Piper pensa que Alex a entregou para se vingar do passado, onde Piper pisou na bola legal com ela, como sempre. E aí? Será que Alex é uma cretina vingativa? Assista para saber, baby ;)


Abertura:


As prisioneiras trazem a sua história, mas dentro da prisão elas também criam história. Por exemplo, a Daya começa a se envolver com um guarda da prisão, Bennett. Titia Karina, uma prisão feminina com um guarda homem? Isso é possível? É claro que isso não é a coisa certa, mas é o que, infelizmente, acontece tanto na ficção quanto na realidade. Bem, acho que vocês já perceberam o quanto esse “amor proibido” vai dar problema. 


Nicky Nichols e seu olhar sedutor
Piper encontra naquelas detentas desbocadas uma espécie de família, pessoas que a ajudarão a passar por todo esse processo de aprendizagem... Tá, nem tudo que ela vai aprender será bom. Chapman é uma personagem que você vai amar/odiar. Imaginem uma guria que só faz merda... Já imaginou? Esqueça qualquer outra guria que tenha pensado, porque a Piper é a personagem mais imperfeita desse mundo e é isso que a torna uma personagem perfeita. Nossa, essa minha frase deve ter dado um bug em quem lê.

Lorna Morello falando a minha palavra favorita #Brincadeira
O que diferencia Orange Is the New Black das demais séries que assisti é que não existem personagens secundários. Com isso, quero dizer que todas os personagens são desenvolvidos, ninguém está lá só para ser a mulher engraçada com danças loucas (Taystee), a piradinha com Olhos Loucos (Suzanne "Crazy Eyes"), a péssima mãe que disputa com a própria filha e esposa de um traficante (Aleida Diaz). Elas são mais do que esses estereótipo, quer dizer, todo mundo é mais do que aparenta ser e é isso que Orange mostra. Todas aquelas mulheres estão ali por terem errado em algum momento e esse erro foi responsável por outro e outro e outro e outro. Foi responsável por colocá-las ali, naquela situação.


Taystee dançando de felicidade, pois tá com um penteado novo
Para se ter uma noção de como a série foi nota 10 em desenvolvimento de personagens, até mesmo o passado de duas pessoas que trabalham na prisão nos é apresentado, sendo que o foco do enredo são as detentas. Gente, é sério, assistam essa série, por favor, vocês não irão se arrepender. Orange Is the New Black está na terceira temporada, a quarta já está sendo gravada. São 13 episódios em cada temporada, ou seja... Ah, gente, assistam, please! 
Poussey e sua risada sexy. O sorriso dela é a coisa mais owt desse mundo, esse gif é só zoação mesmo
Sei que quando falamos de séries e filmes devemos falar da atuação dos atores, mas só tenho uma coisa a dizer: são todos perfeitos! A atriz que interpretou a Crazy Eyes, Uzo Aduba, ganhou o prêmio de Melhor Atriz de Série de Comédia, no SAG Awards 2015, por sua atuação em Orange Is the New Black . 
Norma e seu jeitinho
Algumas detentas fazem bastantes ""piadas"", principalmente racistas, o que pode (e vai) incomodar bastante. No entanto, devemos contar isso como ponto positivo, pois ao colocar essas detentas desbocadas, temos verossimilhança. Falando em semelhanças com a realidade, devo advertir que há muitas cenas de nudez e sexo, portanto não assistam com a família (dica de amiga).


Alex Vause sensualizando #Bandidona
Tentei assistir a um episódio por dia da terceira temporada, porque não queria ficar tanto tempo sem as minhas detentas prediletas, mas a minha tentativa foi falha. Agora terei que esperar até o meio do ano sem Crazy Eyes, Crazy Eyes, Red, Poussey, Soso... #AmoTodas. Vou chorar de saudades agora. Nicky, Stella... 



Boo cuzona (só às vezes) levando um fora da Janae Watson
Vou deixar dois link de onde você pode baixar todas as temporadas:
Red

Um abraço e assistam, por favor! Se seu comentário conter spoiler de algum episódio, por favor, sinalize. 

PS: senti um ódio tremendo da Piper na terceira temporada, ela é muito cretina, cara! 
PS²: Me indiquem séries legais aqui nos comentários, por favor, e me desculpem pela chuva de gif (risos).
PS³:
Eu tentei fazer essa dança da Boo. Minhas costas ainda doem.

32 comentários:

  1. Sou suspeitíssima pra falar sobre Orange porque sou APAIXONADA pela série! Concordo a respeito do que faz a série ser especial é o fato de que TODAS elas são importantes, não tem personagens secundários. A terceira temporada pra mim é a melhor e acho a Piper a personagem mais chata do universo! kkkkkkkk
    Mal posso esperar pela próxima temporada. <3

    Dica de série: How To Get Away With Murder, é F*DAAA!

    Beijão!
    www.escritacolorida.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Piper é muito chata, mas é uma chata legal (vai entender essa contradição rs). Tô ansiosa pela continuação também <3

      Obrigada pela dica de série, fofa <3 <3 <3

      Excluir
  2. Ola Karina escutei tantos elogios a esse série, mas não tive tempo de assistir, meu cunhado assim como você amou a série, gostei de saber que na verdade não tem uma protagonista e sim várias com suas histórias e experiências. Espero arrumar tempo e ver. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também espero que você arrume tempo para ver, pois essa série é ótima, quero que todo mundo conheça haha!

      Excluir
  3. Tenho que fazer do seu PS no final do texto o meu. Também senti um ódio louco dela na terceira temporada. Piper FDP.
    Se bem que de longe ela é minha favorita na série. Eu gosto da Morello. Adoro a história doida dela por estar presa

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, a Piper é uma cuzin@ na 3° temporada, dá um ódio! A Morello é muito loucona, literalmente, tomei um susto no episódio que descobrimos o real motivo dela ter sido presa, nunca teria imaginado aquilo hihihi.

      Excluir
  4. Oiii, tudo bem?
    Eu tenho bastante vontade de assistir essa série, mas ainda não tirei aquele tempinho para olhar haha espero assistir logo!!
    Beijinhos
    segredosliterarios-oficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que assista logo, pois tenho certeza que vai amar!

      Obrigada pela visita <3

      Excluir
  5. Orange Is The New Black é vida! <3
    Comecei a assistir de forma bem despretensiosa e acabei apaixonando. Não tem como não gostar e não se encantar com todas as personagens. Um dia desses vou receber reclamações do pessoal do prédio pq minhas gargalhadas devem ser ouvidas por todos. hahaha
    Ainda não assisti todos os episódios, vou economizando pra não ficar sem nenhum pra ver. Mas já to quaaaase no final.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OITNB é vida: preciso repetir isso <3

      Eu admiro muito a sua disciplina, não consigo economizar os episódio de Orange, nunca consegui <\3 Também dou altas gargalhadas, a pobre da minha mãe nem consegue dormir direito, ela dá cada grito lá do quarto dela, reclamando das minhas risadas histéricas rs.

      Obrigada pela visita <3

      Excluir
  6. Karina, eu não assisti nada da série.
    Sei o quanto ela é aclamada por muita gente, mas nunca bateu curiosidade de assistir. Sabe como é, quando você já tem várias acaba não se jogando em muitas outras.
    Talvez mais pra frente eu dê uma chance porque ela parece ser bem legal.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem como é, a lista de séries só vai aumentado rs. Espero que um dia dê uma chance para Orange e, claro, curta a história.

      Abração e obrigada pela visita <3

      Excluir
  7. Oie,

    eu tenho um amigo que assiste essa série e ama, gente eu já tenho tanta série pra assistir que eu já tô fazendo lista pra 2017 que esse ano só vou ter dois ou três meses pra séries, Janeiro e os meses depois do Vestibular e com certeza já vou deixar essa dica salva. Já assistiu Sens8 é perfeita e olha que só assisti o primeiro episódio e dica de amiga não assista com os pais na sala também hahahah.

    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já assisti Sense8 e ainda bem que não comecei a assistir com a minha mãe hahaha! Nossa, época de vestibular atrasa a nossa vida de seriadora, já passei por isso, mas foque nos estudos, ok? Mas depois, miga, se jogue nas séries, livros, etc, hahah!

      Abraços!

      Excluir
  8. Sou louca para assistir essa série, mas não toma vergonha na cara. A série está há séculos na minha lista na Netflix e não assisti nem o primeiro episódio ainda. É culpa dessa vida cheia de livros, séries, filmes, animes, mangás, doramas… haja tempo!
    Mas agora que li a sua resenha eu vou ter de passar ela para frente de todas as outras, acho que vou aproveitar que tem várias séries em hiatus.

    Bjs.

    http://ciadoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha! Essa nossa vida cheia de ficção (livros, filmes, séries e etc) é ótima. Espero que assista e curta, assim como eu.

      Obrigada pela visita, beijão!

      Excluir
  9. Oi, Karina!

    Comecei a ver Orange Is The New Black também porque todo mundo falava e só foi um episódio pra me deixar viciado! Foi um episódio atrás do outro e até mesmo li o livro que a série foi baseada! E realmente, os personagens são muito bem construídos, sem falar nas atuações...

    Sou realmente viciado em séries e um nova que eu tenho pra te indicar é The Shannara Chronicles, vale cada minuto!

    Abraços,
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela indicação <3 Eu também viciei assistindo só ao primeiro episódio rs.

      Obrigada pela visita, beijão!

      Excluir
  10. Oi Karina, tudo bem?

    SIM, TODOS PRECISAM ASSISTIR ORANGE!! Comecei Orange por causa do meu amigo, (ainda não terminei e isso é uma vergonha, eu sei) e não me arrependo nem um pouco. A história é envolvente e nenhuma mulher está ali simplesmente por estar, todas elas tem uma história, e apesar das coisas horríveis que aconteceram com elas, elas ainda estão vivas :) Sim, a Piper afe, insuportável mesmo kkkkkkkkkk. De series, eu posso te indicar How to get Away With Murderer, tem ótimas personagens femininas <3

    Beijos, Pâm
    primaverei.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TODOS PRECISAM ASSISTIR ORANGE É CLARO!

      Nossa, você já é a segunda pessoa aqui nos comentários que me indica essa série, isto é, PRECISO MARATONAR How to get Away With Murderer.

      Obrigada pela visita e pela indicação, abraços!

      Excluir
  11. Oi, tudo bem??

    Sim, ORANGE É MARAVILHOSO MESMO! Todo mundo devia assistir. Eu comecei a ver por causa do meu amigo e não me arrependi nem um pouco :) De séries eu indico Jessica Jones, (se tu gosta de séries de super-heroi) e Downton Abbey porque é simplismente maravilhosa <3

    Beijos, Pâm
    primaverei.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo super-heróis e já baixei Jéssica Jones (não tenho netflix, o jeito é apelar para o torrent). Não vejo a hora de assistir, parece ser muito legal. Vou dar uma olhada nessa outra série que indicou. Aliás, obrigada pelas indicações e pela visita, abraços!

      Excluir
  12. Esta série é sensacional e realmente quebra esteriótipos, comecei a ver ano passado e não continuei por causa do trabalho, mas já programei o dia que vou assistir toda a primeira temporada num único fim de semana :)

    ResponderExcluir
  13. To enrolando assistir Orange porque todo mundo que conheço que começou não parou mais e fica viciado e, como me vicio fácil nas coisas, tenho que moderar pra lembrar de viver a vida. Quem sabe eu assista quando terminar, ai faço uma meega maratona :D

    ResponderExcluir
  14. Eu assistia a serie, amava por sinal mas confesso que deixei de lado as séries, elas estava fazendo eu perder muito tempo e agora estou mais logada na literatura mesmo.
    - Blog Julia Rios / www.juliariosblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu só ouço elogios sobre essa série, mas ainda não havia visto nem uma resenha mesmo que apresentasse a série melhor e com mais detalhes. A descrição inicial da série não havia me interessado tanto, mas com as partes que você contou sobre o desenvolvimento da série fiquei extremamente curiosa. Vou começar a ver e espero realmente gostar *-*

    Beijos,
    Andy!

    ResponderExcluir
  16. Oiiie
    só ouço elogios sobre a série e um dia pretendo ver sim pois parece ter temas mega interessantes e o enredo é chamativo

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Karina.
    Muito boa sua resenha da série.
    Ainda não tive oportunidade de assistir, mas está nas minhas metas começá-la, pois alem de ler na internet sobre como é uma série bacana, meus amigos já assistiram e também me indicaram.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Karina, sua linda, tudo bem
    Essa série parece ter um enredo diferente das outras, gostei do espaço que todos os personagens terão, não serão meros coadjuvantes, e dos temas que serão discutidos, mas mesmo assim, apesar dos elogios, eu não consigo ficar com vontade de assistir, ela não faz muito o meu gênero. Para quem curte, parece ser uma ótima dica.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Odeio essa série. Um misto de estereótipos meia mal desenvolvidos e lambeção pra todo lado. Não consegui sentir empatia por nenhuma personagem, até achei a soso okay pq não calo a boca igual a ela mas, é só. Nada além.

    ResponderExcluir
  20. Oie Karina!
    Poxa, tenho uma amiga viciada nessa série, mas eu não tenho muita vontade de assistir, deve ser por isso que você falou, da sinopse não ser muito chamativa pode ter me broxado um pouco. Bom, espero que, quando eu assistir, goste tanto quanto você tanto da história quanto dos personagens!!
    Beijos!

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  21. Oi! Sou a louca das séries kkkkk E Orange é uma das próximas que irei assistir... Espeero conseguir assistir em breve, atualmente estou assistindo Z Nation, recomendo! Beijos.

    http://eicarolleia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante e sempre bem-vindo!
*Você pode comentar sem ter uma conta do Google. Escolha a opção NOME/URL. No espaço para NOME, coloque seu nome/apelido e o espaço para URL não é obrigatório, mas se quiser, pode colocar o endereço de alguma rede social que possui.
*Blogueiros, deixem o link de seus blogs para que eu possa conhecê-los.
*Viu algum erro ortográfico no post? Desculpe-me, às vezes esses danados passam pela minha revisão. Bem, se não for muito incômodo, peço que use o formulário que se encontra na barra lateral direita desse blog para me informar do erro. Desde já agradeço a atenção.
Obrigada pela visita e volte sempre!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...