02/02/2015

(Resenha) Se eu Ficar - Gayle Forman

Mia, a protagonista, é aquele tipo de garota que possui uma vida normal e feliz. Tinha alguns problemas, obviamente, como, por exemplo, se achar um pouco diferente dos seus pais, que são roqueiros natos e extrovertidos, enquanto ela toca violoncelo, é silenciosa e um tanto tímida.

Só que um acidente de carro muda tudo. Em um segundo, ela está no carro, ouvindo a Sonata para violoncelo nº 3 de Beethoven com seus pais e seu irmão mais novo, Teddy. No outro, está observando seu corpo e o dos seus pais ensaguentados. Mia (ou sua alma, espírito), então, acompanha seu corpo até o hospital, aonde verá bisturis cortando sua pele, numa tentativa de tirá-la do coma.

O que muitos não sabem, ou não acreditam, no entanto, é que a escolha de ficar ou morrer é dela. A todo o momento, Mia se pergunta qual escolha fazer: ficar, e lidar com a dor do luto e ser uma órfã; ou morrer, fazendo com quem a ama sofra como, por exemplo, seu namorado, Adam, e seus avôs. 

“Se eu ficar. Se eu viver. A escolha é minha. Todo esse lance de coma induzido é papo de médico. Não cabe aos médicos. Não depende dos anjos que não podemos ver. Também não depende de Deus que, se existir, está em algum outro lugar por aí neste momento. Só depende de mim.” (pág. 77)

Devo dizer que estava com muita vontade de ler esse livro e quando tive a oportunidade, fiquei bastante feliz. Comecei a ler Se eu Ficar cheia de expectativas, pois a maioria das resenhas que lia desse livro falava maravilhas do enredo. Esperava chorar, emocionar-me. 

A autora já começa o livro nos maltratando, descrevendo uma cena bem simples, mas que mostra o quanto a família da protagonista é unida. Bem, sabemos o que irá acontecer, entretanto, e sentimos um aperto no peito a cada página lida, pois sabemos para aonde elas irão nos conduzir. 

Os capítulos são divididos em duas partes. Na primeira parte, Mia (ou sua alma, ou espírito), vagando pelos corredores do hospital, narra os acontecimentos após o acidente, vai reunindo os prós e contras da sua decisão. Já na segunda parte, vislumbramos as lembranças da infância e adolescência da protagonista.  

Acredito que, nessa segunda parte, a autora quis mostrar aquele filme que dizem que passa na nossa cabeça antes de morrer. Com esses flashbacks, notamos o quanto ela era feliz com tão pouco, o quanto era amada por todos e o quanto ela se doava para quem amava. Lendo esses flashbacks, vamos entendendo o motivo de sua dúvida quanto a escolha.

A autora, em alguns momentos, não soube explorar os sentimentos da protagonista, especialmente nas páginas iniciais. A garota perdeu seus pais, e parecia que estava mais incomodada em saber quando o seu namorado, Adam, iria visitar seu corpo no hospital. Fiquei me imaginando no lugar dela, e creio que teria uma reação bem mais... “exagerada”.

“E também não estou chorando, embora eu saiba que alguma coisa impossível de se imaginar acaba de acontecer com a minha família.” (pág. 23)

Os personagens são aquelas pessoas comuns, e que cativam por esse motivo. Os pais da Mia são aqueles adultos que tiveram que “virar” adultos para cuidarem da filha, que não foi planejada. Mesmo eles vestindo essa “capa de adultos sérios”, eles continuam com aquela essência de adolescente roqueiro. 

Temos outro personagem bem marcante também: a música. Todos os personagens possuem uma ligação direta com ela. O relacionamento entre Adam e Mia, por exemplo, só foi possível, pois ambos têm a música como algo muito maior, mais que um simples entretenimento. 

Se eu Ficar é uma obra que fala de escolhas e consequências, de como devemos ponderar e calcular, quando uma escolha mexe não apenas com o nosso futuro, mas também com o de quem amamos. Acima de tudo, a obra nos passa uma mensagem de que, em alguns momentos, devemos nos doar mais a quem amamos.

O livro não possui aquele enredo mirabolante com pessoas que se afastam do real, muito pelo contrário. Mas é justamente a simplicidade da história que a faz bela e tocante, pois nos identificamos com os personagens, percebendo que o mesmo pode nos acontecer.   

“Sou eu quem deve decidir. Agora sei. E isso me aterroriza mais do que qualquer outra coisa que aconteceu hoje.” (pág. 78)

O livro possui aquela narrativa que faz com que você, tendo tempo suficiente, o leia em apenas um dia. Indico a leitura para quem gosta de se emocionar com uma história simples, mas que mostra o verdadeiro amor, aquele pelo o qual pensamos menos em nós, e mais em quem amamos. 

Não posso avaliar a diagramação, pois o li em formato digital. Não encontrei nenhum erro ortográfico ou de digitação. 

Por fim, emocionei-me e chorei. 

“A genialidade do livro está em sua simplicidade.”
— The Wall Street Journal

FICHA TÉCNICA
Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.
Adicione ao skoob aqui
Título: Se eu Ficar (Livro 1)
Autor:  Gayle Forman
218 páginas
Editora: Novo Conceito
ISBN: 978-85-8163-551-4
Compre: Cultura | Amazon Saraiva | Submarino

Veja Se eu Ficar em outro post:
Parceria:

33 comentários:

  1. Olá,
    Eu li esse livro e adorei, não cheguei a chorar, mas gostei muito da obra, da simplicidade presente nela e da narrativa da autora. Muito boa!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu chorei horrores hahaha! Não sou muito de chorar, mais algumas obras emocionam. Essa, por exemplo, emocionou-me por sua simplicidade.

      Abraços!

      Excluir
  2. Oi, Karina!
    Já li muito sobre esse livro em blogs, mas sua resenha ainda sim conseguiu me acrescentar novos detalhes sobre o livro, que até agora não li. Na verdade, acho que nem vou lê-lo, mas gostei de saber a tua opinião sobre a história.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris! Ah, esse livro é muito comentado pela blogosfera. Eu mesma já li diversas resenhas, o que fez com que ficasse bem curiosa. É uma história bem emocionante, espero que algum dia mude de posição e o leia, para podermos conversar sobre rsrsrs.

      Abraços!

      Excluir
  3. Olá Karina!
    Queria muito ter a oportunidade de ler este livro. Só de ler a resenha já me deu aquele arrepio, o enredo é fantástico. Me deixou meio deprimido, pelo fato que quando estou de carro eu fico sempre escutando as músicas que mais gosto, pensando (Se eu morrer ao menos terei ouvido esta música). Vou fazer o máximo de esforço para comprar.

    Beijos!!!
    http://anerdologia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo lendo esse livro, nunca tinha pensado nessa situação. Espero que curta o "Se eu Ficar".

      Abraços!

      Excluir
  4. Olá, Karina!
    Já li Se eu Ficar e eu realmente esperava mais do livro, não cheguei a me emocionar, ele não me cativou tanto, mesmo sendo uma história emocionante rsrs.
    Ah, e quanto a diagramação do livro, eu achei perfeita, cada página tem um símbolo de música, super fofo ♥
    Beijos.
    http://leit0res.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Beatriz!
      Sim, creio que o livro possui algumas falhas, especialmente no começo. Mas os pontos positivos, ao meu ver, superaram os negativos.
      Nossa, sério? Já estou arrependida por ter lido em formato digital :(

      Abraços!

      Excluir
  5. Olá Karina :)
    Quando li Se eu ficar não me emocionei tanto. Me lembro de em alguns momentos ter sentido algo , mas a história não me tocou tanto assim. Senti que a protagonista estava meio aérea a toda a situação em que se encontrava e não demonstrou sentimentos que com certeza a maioria de nós sentiria. Enfim, foi uma leitura agradável, porém não muito marcante. Gostei da resenha :)
    Abraços

    www.dezenoveprimaveras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O, linda!
      Bem, eu senti que ela estava alheia a tudo, não sentindo o que deveria sentir (desespero), somente nas páginas iniciais. Esse foi um dos pontos negativos da leitura, mas creio que ele (e outros) foi (foram) superado(s) pelos positivos. Fico feliz que tenha curtido a resenha :)

      Abraços!

      Excluir
  6. "Indico a leitura para quem gosta de se emocionar com uma história simples, mas que mostra o verdadeiro amor, aquele pelo o qual pensamos menos em nós, e mais em quem amamos." Essa parte da sua resenha definiu exatamente o que eu acho deste livro <3 Eu adorei na época que li justamente por ser uma história simples e rápida, mas que mostra o melhor dos personagens. É uma história extremamente triste sobre pessoas felizes.

    Ótima resenha! :D
    http://bookspoison.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ain! Adorei esta frase: "É uma história extremamente triste sobre pessoas felizes". Sim, foi isso o que me deixou emocionada a cada página lida. Todos ali eram felizes e sabiam disso e, do nada, uma desgraça daquelas acontece. Muito tocante.

      Abraços!

      Excluir
  7. já li e assisti o filme e posso dizer que chorei muito, mas muito msm!!!
    Amei a resenha, muito bem escrita,
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Fico feliz em saber que tenha curtido a resenha! Ainda não assisti ao filme, mas pretendo fazer isso em breve e espero me emocionar também.

      Abraços!

      Excluir
  8. Aww, esse é aquele típico livro que não tem como não chorar né? Só assisti o filme e admito que acabei me debulhando em lágrimas também haha Adorei a resenha, ainda não li o livro mas deu pra transmitir direitinho o que ele retrata *-*

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "O duque e eu", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim! Não tem como não se emocionar, como disse, nos identificamos com os personagens, pois eles não se afastam do real. Vou assistir o filme em breve, espero gostar e me debulhar em lágrimas novamente rs. Recomendo a leitura e fico feliz em saber que tenha gostado da resenha.

      Abraços!

      Excluir
  9. Sempre me falaram tão mal desse livro e você é a primeira que me fala algo positivo sobre ele. Pelo o que você descreve é um história simples mas ao mesmo tempo difícil: pois se trata de uma escolha entre a vida e a morte. Boa resenha, escreve muito bem!

    https://primaverei.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, jura? Eu sempre ouvia e ainda ouço comentários positivos relacionados a esse livro. Sim, é uma história extremamente simples, não possui aquele enredo mirabolante, mas ao mesmo tempo o que está em jogo é um decisão muito séria: vida ou morte. Fico feliz em saber que você curtiu a resenha :)

      Abraços!

      Excluir
  10. Oiii.
    Ainda não assisti o filme nem li o livro,mas ambos já estão na minha lista, pois é o estilo de livro que eu gosto e até agora só ouvi falarem coisas muito positivas sobre eles, além do mais eu gosto de histórias simples, bem explicadas pois parece que torna a história mais real e palpável.
    Parabéns a resenha ficou ótima.

    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isto o que você vai encontrar em "Se eu Ficar": uma história simples, real e palpável. Espero que realize a leitura em breve e fico feliz em saber que tenha curtido a resenha.

      Abraços!

      Excluir
  11. Oi, tudo bem?

    Eu ainda não li este livro, mas sempre leio resenhas positivas e acredito que vou gostar muito da história.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Foram as resenhas, também, que fizeram a minha vontade de ler esse livro aumentar. Espero que leia em breve e curta a história :)

      Abraços!

      Excluir
  12. Oi Karina, esse livro tá sendo muito resenhado em vários blogs ! Para mim o filme acabou sendo melhor que o livro e eu nunca nunca digo isso!
    Sua resenha está ótima viu ?!
    Beijos
    http://cheireiumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luana :)
      Sim, esse livro está sendo muito resenhado. Ainda não assisti ao filme, mas pretendo fazer isso em breve. Já vi algumas pessoas dizerem que o filme é melhor que o livro, algo bem incomum rs. Fico feliz em saber que tenha curtido a resenha.

      Abraços!

      Excluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu li esse livro no final de 2014 e foi uma das minhas maiores decepções, eu esperava bem mais do livro, esperava me emocionar e chorar com a história de Mia, mas nada disso aconteceu. A história em si é bonita, mas como você disse a autora não soube explorar os sentimentos de Mia. Enfim, eu não gostei muito do livro e acredito que não lerei o segundo volume mesmo achando que talvez eu gostaria mais dele do que de Se eu ficar.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, flor. Tudo bem, sim :)
      Creio que a autora não soube explorar os sentimentos da Mia somente no início do livro. Ao meu ver, esse e outros pontos negativos foram superados pelos positivos. Já li o segundo livro, "Para onde ela foi", e gostei bastante. Em breve, trarei a resenha para o blog, espero que ela incentive você a ler ^^

      Abraços!

      Excluir
  14. Já li muita resenha desse livro, e em breve irei ler também.
    Tem gente que fala bem, tem gente que fala mal, mas quero ter minha própria opinião.
    To querendo ver o filme também, dizem que foi melhor que o livro.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que nunca li uma resenha negativa de "Se eu ficar"? Também estou querendo ver o filme, para fazer a comparação básica rsrs: livro versus filme. Já ouvi, também, muitas pessoas dizerem que o filme é melhor que o livro, algo bem incomum, né? Recomendo a leitura :)

      Abraços!

      Excluir
  15. Oii, tudo bem?
    Já assisti o filme e chorei rios, o livro não sabia a primeira parte não tinha flashbacks...
    Estou com ele aqui mas creio que irei demorar para ler...
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem, sim :)
      Ainda não assisti ao filme, mas pretendo fazer isso em breve. Todos dizem que é melhor que o livro, algo bem incomum, né? Espero que curta a leitura.

      Abraços!

      Excluir
  16. Bom eu li o livro e chorei litros e litros, aí vi o filme e chorei tudo de novo... Uma leitura encantadora que vale muito a pena...

    beijos
    colecionando livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha! Chorona como eu! Ainda não assisti ao filme, mas pretendo fazer isso em breve. Acho que não vou chorar, pois só os livros fazem com que me debulhe em lágrimas rsrsrs. Sim, vale a pena ler :)

      Abraços!

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante e sempre bem-vindo!
*Você pode comentar sem ter uma conta do Google. Escolha a opção NOME/URL. No espaço para NOME, coloque seu nome/apelido e o espaço para URL não é obrigatório, mas se quiser, pode colocar o endereço de alguma rede social que possui.
*Blogueiros, deixem o link de seus blogs para que eu possa conhecê-los.
*Viu algum erro ortográfico no post? Desculpe-me, às vezes esses danados passam pela minha revisão. Bem, se não for muito incômodo, peço que use o formulário que se encontra na barra lateral direita desse blog para me informar do erro. Desde já agradeço a atenção.
Obrigada pela visita e volte sempre!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...