10/01/2015

(Coisas de Leitor) O que é e como funciona um Book Tour?


Sei que algumas pessoas (blogueiros, especialmente) que leem o título dessa postagem, agora, deve estar revirando os olhos. Karina, quem não sabe o que é um book tour? Bem, até um tempinho atrás, eu não sabia muito bem como tudo funcionava. Conheci esse termo há alguns anos, antes de virar blogueira. Bem, não sei se era lenta, ou se não me esforcei para entender como um book tour funcionava, mas devo dizer que, na época, esse recurso pareceu-me um pouco confuso.

Book tour = livro viajante.

Quando entendi como um book tour funcionava, antes de ser blogueira, achei esse recurso muito funcional. Já sabemos das dificuldades que um escritor em início de carreira possui, não é mesmo? Portanto, vamos partir da premissa que, após a publicação de um livro, os leitores não aparecerão como em um truque de mágica, curiosos e ávidos por ler o livro.

Imagine, então, um livro viajando por esse Brasil. Sim, meus queridos, apenas um livro viajando por vários estados do Brasil. E sabe onde esse livro busca descanso? Na casa de blogueiros literários. Uma combinação um tanto mágica: livro e blogueiro literário.

Cada blogueiro fica por um tempo pré-determinado com a obra em sua casa. O livro viajante precisa ser lido e resenhado por um tempo estipulado pelo organizador do book tour ( é o próprio escritor, geralmente). Depois de lido e resenhado, o livro passa para a casa de outro blogueiro e outro blogueiro e outro blogueiro...

Todo mundo sai ganhando: o blogueiro terá a oportunidade de ler o livro e fazer a resenha, agregando mais conteúdo ao seu blog; o escritor que, por um custo zero às vezes, pois, quando não é feito o sorteio do livro no final do book tour, o livro retorna ao autor, terá sua obra divulgada em blogs e sites literários; e, por último, o leitor que talvez, antes desse processo, iria demorar muito mais tempo para conhecer a obra, agora, poderá conhecer a obra mais rapidamente, através das resenhas e outros tipos de divulgação durante o processo.

Um book tour bem organizado só traz benefícios, como vocês puderam ver. Se alguém tinha alguma dúvida ou não conhecia esse recurso, espero ter sanado-as e poder apresentá-lo.

Obrigada pela atenção e segunda tem surpresa boa. Dica: leitores, blogueiros e autores serão beneficiados. Im-pre-vi-sí-vel!

6 comentários:

  1. Oi, Karina! Muito bem explicado, parabéns! :D Eu não conhecia o termo até o começo do ano passado, quando me enfiei no primeiro book tour da minha vida. Acho que essa é uma das formas mais simples e úteis de se divulgar livros, autores e ainda por cima deixar leitores felizes com as resenhas!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou participar do meu primeiro book tour e já fico muito feliz de estar divulgando livros e, quem sabe, formando algum leitor nessa blogosfera (meu sonho é alguém dizer que começou a ler por conta do meu blog. Minhas irmãs são leitores por causa de mim e, por isso, posso dizer que ficarei muito feliz, quando alguém dizer que o Eu e Minha Cultura a fez gostar de ler #DesabafeiAqui).
      Fico feliz que tenha conseguido explicar tudo direitinho, estou mortinha de sono e quase dormi em cima do teclado, escrevendo esse post, portanto, estava um pouco reticente quanto à qualidade do texto.
      Obrigada por prestigiar o blog com sua presença, linda. Beijos!

      Excluir
  2. Ae! Finalmente consegui comentar, mas jás as 2 da madrugada, tentando seguir o blog, mas ainda não é dessa vez, vou tentar de manha se não conseguir, serei a 100ª seguidora!!! (Se eu já não tiver seguindo, me falha a memória, mas já fiz proposta de parceria a uns dois anos pra ti. o.O)
    Eu não sabia o termo até ver os autores que sigo comentando, mas só por cima, tu explicou melhor agora, ainda não participei de nenhum se tiver algum me avisa seria legal.
    É bem prático pra divulgação, vou ver se converso com meus parceiros pra fazerem de um de seus livros.
    Ps: Ultima forma já estou seguindo o blog a tempos e não tinha visto, pena não ser a 100ª seguidora. :(
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena você não ser 100ª . Seria legal!
      Haha! Quanto a parceria: ela já está firmada. Só vou organizar a "sinopse" (resumo) do blog que ainda não tenho. Esses dias ando um pouco ocupada, mas de hoje não passa, linda.
      Quando tiver algum book tour rolando por aí eu te aviso. Estou amando participar de um!
      Beijos!

      Excluir
  3. Oii, tudo bem?
    Muito bem explicado!
    Outro dia estava ajudando uma autora a encontrar blogs para fazer o BT e vários blogueiros não sabiam como funcionava ou o que era.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Então, agora, quando algum blogueiro ou autor tiver alguma dúvida quanto aos processos do book tour, passa o link dessa postagem para eles (:

      Excluir

Seu comentário é importante e sempre bem-vindo!
*Você pode comentar sem ter uma conta do Google. Escolha a opção NOME/URL. No espaço para NOME, coloque seu nome/apelido e o espaço para URL não é obrigatório, mas se quiser, pode colocar o endereço de alguma rede social que possui.
*Blogueiros, deixem o link de seus blogs para que eu possa conhecê-los.
*Viu algum erro ortográfico no post? Desculpe-me, às vezes esses danados passam pela minha revisão. Bem, se não for muito incômodo, peço que use o formulário que se encontra na barra lateral direita desse blog para me informar do erro. Desde já agradeço a atenção.
Obrigada pela visita e volte sempre!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...