21/12/2014

(Os mais cobiçados da Semana) Especial: Clássicos Estrangeiros #9

Hoje é domingo, leitores. Então vamos falar de livros que cobiçamos? Não, não é preciso falar toda a nossa listinha, pois ficaríamos aqui pela eternidade e além. Resolvi, hoje, dar uma inovada nessa coluna. Especialmente nesse domingo, vamos falar dos clássicos estrangeiros. 

ROMEU E JULIETA - WILLIAM SHAKESPEARE
Falar de clássicos, e não citar Romeu e Julieta é impossível. Já tem um tempo que quero ler esse livro, mas toda vez eu leio outro da minha lista. Contudo, em 2015 esse será o meu primeiro empréstimo na  Biblioteca Pública Benedito Leite.

*Clique nas imagens para adicionar os livros à sua estante no Skoob.

Sinopse: Em Verona, na Itália, por volta de 1600, a rivalidade entre os Montecchios e os Capuletos acentua-se e os conflitos estendem-se a parentes e criados, apesar do apelo do príncipe pela paz. Num baile de máscaras na casa dos Capuletos, Romeu Montecchio conhece Julieta Capuleto. A paixão é mútua e instantânea. Ao descobrir que pertencem a famílias inimigas, os dois se desesperam. Resolvem casar-se secretamente, com a cumplicidade de frei Lourenço. No entanto, o destino desse amor seria trágico.
O GRANDE GATSBY - F. SCOTT FITZGERALD
Já tinha ouvido falar desse livro, mas não sabia a sua história, ou seja, só conhecia o título. Achei a premissa do livro parecida com O Morro dos Ventos Uivantes e, como me apaixonei por esse outro clássico, creio que O Grande Gatsby não irá decepcionar.

Sinopse: Obra-prima de Scott Fitzgerald, O Grande Gatsby é o romance americano definitivo sobre os anos prósperos e loucos que sucederam a Primeira Guerra Mundial. O texto de Fitzgerald é original e grandioso ao narrar a história de amor de Jay Gatsby e Daisy. Ela, uma bela jovem de Lousville e ele, um oficial da marinha no início de carreira. Apesar da grande paixão, Daisy se casa com o insensível, mas extremamente rico, Tom Buchanan. Com o fim da guerra, Gatsby se dedica cegamente a enriquecer para reconquistar Daisy. Já milionário, ele compra uma mansão vizinha à de sua amada em Long Island, promove grandes festas e aguarda, certo de que ela vai aparecer. A história é contada por um espectador que não participa propriamente do que acontece - Nick Carraway. Nick aluga uma casinha modesta ao lado da mansão do Gatsby, observa e expõe os fatos sem compreender bem aquele mundo de extravagância, riqueza e tragédia iminente.
... E O VENTO LEVOU - MARGARET MITCHELL
Ah, não vou mentir. Já conhecia o livro também pelo título, entretanto só tive real interesse na história quando escutei a Caroline, de Diários de um Vampiro, citá-lo... Hum, acho que foi em um episódio da segunda temporada, não lembro bem.

Sinopse: Ano de 1861. O sul dos Estados Unidos está prestes a ingressar na sangrenta Guerra Civil norte-americana. Na fazenda Tara, na Geórgia, a bela jovem impetuosa e mimada Scarlett O’Hara transforma-se em mulher prática e disposta a tudo para conquistar o que deseja. Frustrada por não conseguir se casar com Ashley Wilkes, Scarlett acaba se envolvendo com o aventureiro Rhett Butler, com quem viverá uma das histórias de amor mais célebres e conturbadas da literatura. A guerra é intensa e o cerco dos ianques, incisivo, levando a fazenda a uma situação desastrosa de fome e desespero. 
Margaret Mitchell descreve de maneira impressionante a Guerra Civil norte-americana e retrata as grandes mudanças que pavimentaram a história dos Estados Unidos. 
E o vento levou é uma das obras mais notáveis da literatura norte-americana. Publicado originalmente em 1936, o romance ganhou o Prêmio Pulitzer no ano seguinte. Os dois volumes retratam uma das histórias de amor mais famosas da literatura mundial, um clássico imortalizado no cinema por Vivien Leigh e Clark Gable, ganhador de oito Oscar.
MADAME BOVARY - GUSTAVE FLAUBERT
Madame Bovary causou muita polêmica quando foi lançado em 1857 e causa até hoje. Não sei se alguém aqui se lembra de um episódio que estreia ninguém menos que Valesca Popozuda e uma editora. A cantora tirou uma foto dela lendo o livro e a editora insinuou que ela podia até ler, mas entender a história era outra coisa. Só para vocês terem uma noção, o livro levou o autor, Gustave Flaubert, ao tribunal! #Tenso

Publicação da editora na íntegra: "Valesca Popozuda acaba de aparecer nas redes lendo Madame Bovary, de Flaubert – um magnífico livro sobre a libertação de uma mulher, escrito no século 18. Quero saber se ela soube interpretar (KKKKKKKKKKK) pois a maioria das pessoas ACHA que sabe ler".

Sinopse: A personalidade literária de Flaubert, dotada de agudo senso crítico que o distanciou do exaltado gosto romântico da época, levou-o a tornar-se um dos maiores prosadores da França no século XIX. O romance Madame Bovary é a sua obra-prima. Baseado em fatos da vida real, o livro, que Flaubert levou cinco anos para escrever, causou forte impacto, a ponto de gerar o processo no qual o autor escapou de ser condenado à prisão, graças à habilidade da defesa, que transformou a acusação de imoralidade na proclamação das intenções morais e religiosas do autor. Nem moral, nem imoral, a narrativa é uma devastadora crítica das convenções burguesas do seu tempo.

E, então, curtiram as minhas escolhas? Peço que deixem os seus cobiçados nos comentários para que eu possa conhecê-los e, claro, cobiçá-los. Um beijo e até a próxima. 

10 comentários:

  1. Quero muito ter O Grande Gatsby! Quase comprei uma edição lindona desse clássico na Black Friday, mas esgotou. Parece ser um livro muito bom, não vejo a hora de ler. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece ser um livro ótimo mesmo. Não vejo a hora de lê-lo. Obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir
  2. Livros divos demais mesmo, não é?! *u*
    Adorei.
    beeijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza!
      Obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir
  3. Queria ler e o vento levou também, o filme é lindo!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "Escola Noturna", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não tive o prazer de assistir ao filme, mas pretendo fazer isso logo. Obrigada pela visita e volte sempre.

      Excluir
  4. Olá Karina,
    Wishlist tão boa que vou pegar para mim hahaha! Todos esses estão aguardando na minha wishlist há certo tempo, vamos ver se 2015 consigo ler todos. Coincidentemente achei recentemente na minha casa um exemplar antigo (mas muito lindo!) de Madame Bovary. Será uma das minhas próximas leituras.

    Beijos,
    http://misssorrisos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também espero que eu, ou melhor, nós consigamos ler todos em 2015. Fico feliz que tenha gostado da minha listinha.
      Também queria achar livros aqui em casa rsrsrs.
      Obrigada pela visita e volte sempre.

      Excluir
  5. O Grande Gatsby também é um livro que eu quero muito ler. Comprei uma edição bilíngue muito bonita na Black Friday. Estou apaixonada por aquele livro <3

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa Black Friday fez a alegria de muitos leitores mesmo. A única coisa chata é que eu não tinha dinheiro no dia e ainda não tenho... (Risos). Aproveita a leitura, Cris, e conta lá no seu blog o que você achou.
      Obrigada pela visita e pelo carinho de sempre.

      Excluir

Seu comentário é importante e sempre bem-vindo!
*Você pode comentar sem ter uma conta do Google. Escolha a opção NOME/URL. No espaço para NOME, coloque seu nome/apelido e o espaço para URL não é obrigatório, mas se quiser, pode colocar o endereço de alguma rede social que possui.
*Blogueiros, deixem o link de seus blogs para que eu possa conhecê-los.
*Viu algum erro ortográfico no post? Desculpe-me, às vezes esses danados passam pela minha revisão. Bem, se não for muito incômodo, peço que use o formulário que se encontra na barra lateral direita desse blog para me informar do erro. Desde já agradeço a atenção.
Obrigada pela visita e volte sempre!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...