14/07/2014

(Li até a página 100 e...) Memórias de um Sargento de Milícias - Manuel Antônio de Almeida




PRIMEIRA FRASE DA PÁGINA 100: 
"[...] Na sala improvisou-se um oratório com uma toalha, um copo com arruda e uma imagem de Nossa Senhora da Conceição de louça, enfeitada com cordões de ouro [...]"

DO QUE SE TRATA O LIVRO?
O livro conta as histórias de Leonardo. Na primeira parte do livro é narrada a infância e na segunda parte Leonardo já é um rapaz e apaixona-se por Luisinha, seu primeiro amor. 

O QUE ESTÁ ACHANDO ATÉ AGORA?
O livro é meio parado, muito parado. A personalidade irrequieta do memorando, Leonardo, foi a diversão dessas 100 páginas lidas.

O QUE ESTÁ ACHANDO DA PERSONAGEM PRINCIPAL?
Qualquer pessoa que já foi uma criança travessa irá se identificar com Leonardo. O guri é muito cheio de estratagemas e seu padrinho, cego de amor, não o vê como uma criança travessa. 

MELHOR QUOTE ATÉ AGORA?
"Começaram então os dois uma obra meritória: enquanto um, tendo enchido o turíbulo de incenso, e balançando-o convenientemente, fazia com que os rolos de fumaça que se desprendiam fossem bater de cheio na cara da pobre mulher, o outro com a tocha despejava-lhe sobre as costas da mantilha a cada passo plastradas de cera derretida, olhando disfarçado para o altar" Página 60

VAI CONTINUAR LENDO?
Não gosto de deixar um livro pela metade, portanto, vou terminar a leitura e continuar me divertindo com esse mocinho.

ÚLTIMA FRASE DA PÁGINA?
"O Leonardo-Pataca começava a impacientar-se [...]"

*PERSONAGEM MARCANTE?
Impossível escolher qualquer outro personagem que não seja o Leonardo. Sim, eu fui uma criança um pouco travessa... 

Adicione ao skoob aqui
199 páginas
Editora: Paulus
Autor: Manuel Antônio de Almeida
Compre: Saraiva

11 comentários:

  1. Infelizmente não tá na minha lista de leitura.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adiciona, então. Apesar de alguns defeitinhos ele até que é bem divertido. O protagonista é o que traz divertimento à história. Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Fiquei me peguntando agora se já ouvi falar sobre esse livro. Não me lembro. O certo é que me interessei pelo personagem, mas não pela história. Odeio livros parados, acabo dormindo hehehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é um dos clássicos da nossa literatura, então, provavelmente, algum professor de literatura já deve ter falado sobre ele. MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS pertence ao romantismo, mas o autor acaba fugindo um pouco do estilo romântico, criando um protagonista malandro, com falhas no caráter. Então podemos dizer que o autor foi bem original, ao se distanciar do estilo da época. Em alguns livros de literatura o autor é chamado de a "voz de exceção". Quando eu fizer a resenha irei falar um pouco mais sobre isso. Obrigada pela visita, linda!

      Excluir
  3. Oi!
    Ainda não li esse.
    Adorei esse post, bem diferente. Muito criativo.
    Adorei o blog!
    Venha me visitar no http://linnebaptista.blogspot.com.br
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, minha linda! Muito obrigada pela visita. Fico feliz que tenha gostado do blog e da postagem! Vou fazer uma visita ao seu blog, sim! Beijos! (Preciso diminuir a quantidade dos pontos de exclamação nos comentários rs!)

      Excluir
    2. kkkkk... tb costumo fazer isso.
      rsrs
      bj!

      http://linnebaptista.blogspot.com.br

      Excluir
  4. Eu já li esse livro e eu achei ele muito parado, mas até que é legal, dá pra ler e se interessar. Boa leitura!

    Beijinhos, Thamires R.
    http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda a certeza, não é o melhor clássico da nossa literatura, mas ele possui coisas legais.

      Excluir
  5. Oi Karina!
    Não li esse livro na escola e também não tenho vontade de ler...
    Espero que você consiga terminá-lo mesmo sendo parado.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sara. Terminei de ler o livro e nas últimas páginas ele fica menos "parado". Obrigada pela visita!

      Excluir

Seu comentário é importante e sempre bem-vindo!
*Você pode comentar sem ter uma conta do Google. Escolha a opção NOME/URL. No espaço para NOME, coloque seu nome/apelido e o espaço para URL não é obrigatório, mas se quiser, pode colocar o endereço de alguma rede social que possui.
*Blogueiros, deixem o link de seus blogs para que eu possa conhecê-los.
*Viu algum erro ortográfico no post? Desculpe-me, às vezes esses danados passam pela minha revisão. Bem, se não for muito incômodo, peço que use o formulário que se encontra na barra lateral direita desse blog para me informar do erro. Desde já agradeço a atenção.
Obrigada pela visita e volte sempre!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...