22/07/2014

(Coisas de Leitor) O que é uma distopia?

O Prefixo "DIS" dá um sentido de oposição à palavra que o sucede. Ou seja, distopia é a antítese de utopia. *Utopia foi um termo criado por Thomas More que serviu de título para sua obra escrita em latim por volta de 1516*, onde o autor cria uma ilha onde não existe a propriedade privada nem o dinheiro, e onde o Estado se preocupa com a felicidade do povo e a organização da produção. "Ou" (não) e "topos" (lugar), ou seja, "lugar que não existe", quer dizer, utopia é algo tão perfeito, onírico, que beira a inexistência.

CARACTERÍSTICAS
Em um livro distópico a história transcorre em um futuro distante, bem distante, onde a humanidade, por suas más escolhas do passado, está galgando rumo à extinção. Pressupõe-se, por essa característica futurística, que a tecnologia já esteja bem avançada, no entanto, não só a tecnologia, como a ciência, está estacionada no tempo, por conta dos conflitos e guerras que já ocorreram. Há obras distópicas, como, por exemplo, 1984 (George Orwell), em que a tecnologia avançada é usada pelo governo como um meio de manipular a sociedade.

Outro resultado dos conflitos e guerras que ocorrem em livros com essa temática é o desmatamento, ocasionando a escassez de água e comida, que irão se concentrar nas mãos do governo que as repassará com uma baixa qualidade. Os governadores ou líderes da sociedade são ditadores que, apoiando-se nos meios de comunicação controlados pelos mesmos, se utilizam de um discurso democrático, alienando as massas. Em estilhaça-me (Tahereh Mafi), por exemplo, a sociedade sofre com a falta de água, de comida, com o governo ditatorial, com o desmatamento, que já chegou ao ponto de ver uma árvore ser considerado um milagre.

Descobri esse gênero em 2012, ao ler Estilhaça-me, um best-seller que é bastante aclamado e vaiado. Eu não sei se sou só eu, mas amo uma polêmica no meio literário, por isso cheguei ao tal livro. Via muitas resenhas e postagens paralelas falando da semelhança da protagonista de Estilhaça-me, Juliette, com a Marie de Ex-men. Sempre que leio uma resenha com críticas ferrenhas a um livro fico louca de vontade de lê-lo e tirar minhas próprias conclusões. E, enfim, eu o li. Foi durante a leitura que eu me deparei com esta palavrinha em uma resenha: distopia. Visitei todos os blogs atrás de mais informações sobre o tal gênero e encontrei muito conteúdo bom, inclusive dicas de novos livros do gênero.

O mais recente livro do gênero que li foi o segundo livro da trilogia A Seleção, A Elite. Em illéa, local onde transcorre a história, vigorava a monarquia como forma de governo, no decorrer do livro, a protagonista vai percebendo que vive em uma dura ditadura. Eu inclusive falei na resenha que se a autora, ao invés de ter focado tanto nas indecisões de America, tivesse explorado mais o lado político e social que ela criou maravilhosamente bem ela teria uma obra muita mais rica. Mas mesmo assim a história merece os meus parabéns. Para vocês terem noção do quanto a história é futurística, a Quarta Guerra Mundial já está nos livros de história, que estão sobre o controle do rei, afinal, informação é poder. Leiam a resenha do livro 1 e do livro 2.

ALGUNS LIVROS DISTÓPICOS QUE QUERO LER

1984, GEORGE ORWELL



1984 - Sinopse:
Winston, herói de 1984, último romance de George Orwell, vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito, além de vazio de sentido histórico. De fato, a ideologia do Partido dominante em Oceânia não visa nada de coisa alguma para ninguém, no presente ou no futuro. O’Brien, hierarca do Partido, é quem explica a Winston que 'só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade - só o poder pelo poder, poder puro.' 



JOGOS VORAZES, SUZANNE COLLINS


Jogos Vorazes - Sinopse:
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?


Sim, eu nunca li esse livro, nem ao menos assiste ao filme! É assustador eu sei (risos).

*Referência*:

10 comentários:

  1. Ahh adorei o post.
    Me confundia ainda com o significava, mas este post foi conclusivo para mim..

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha conseguido te informar, esse foi meu objetivo. Beijinhos e volte sempre!

      Excluir
  2. Olá... nossaaaa adorei a postagem... super legal... apesar de ter lido algo semelhante... sobre meu tema preferido... é sempre bom saber mais e mais... te recomendo Marcados da editora Gutemberg é uma distopia maravilhosa.... um verdadeiro achado.... tesouro perdido... rs... Xero!!!
    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diana, amei a recomendação, já adicionei o livro ao skoob e só a sinopse já me encantou. Obrigada pela visita e volte sempre, linda!

      Excluir
  3. Ameeeeei o post; principalmente porque você citou 3 dos meus livros favoritos! (THG, A Seleção e Estilhaça-me). Também quero muito ler 1984 e A Revolução dos Bichos, do Orwell.
    Beijos!
    http://vicioliteral.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do post, minha linda! Estilhaça-me é um dos meus livros favoritos, pena que não posso dizer o mesmo de A Seleção, mas gostei baste dele. Nossa, eu também quero muito ler 1984, parece ser muito bom. Ainda não conhecia A Revolução dos Bichos, mas acabei de ler a sinopse e amei demais, até adicionei à minha lista de desejados do skoob. Obrigada pela visita e volte sempre que desejar, beijinhos!

      Excluir
  4. Amei saber mais sobre coisas e Leitor! Sabia, claro, o que era distopia, mas não sabia explicar quando me perguntavam. Agora ficou bem melhor!
    Quero muito mesmo ler algo de George Owell, e como assim não leu JV ainda!

    http://gabryelfellipeealgo.blogspot.com.br/
    El Costa, do Confins Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei é assustador (risos), mas ainda não li Jogos Vorazes e nem assisti ao filme O:
      Fico feliz que tenha conseguido te informar. Ainda esse ano tenho que ler ele e algum livro de George Orweel, tenho preferência por 1984. Obrigada pela visita e volte sempre que desejar!

      Excluir
  5. Adoreeeei o texto! Foi bem mais esclarecedor do que as características que já li sobre distopia. Ah e esse gênero é incrível, eu adoro! :)
    Seguindo, beijinhos e sucesso ❤️
    http://pequeninabiblioteca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amooooooo distopias! É um dos meus gêneros favoritos! Fico feliz que tenha gostado do post e que ele tenha te informado. Obrigada pela visita e volte sempre que desejar! Beijinhos! ❤️

      Excluir

Seu comentário é importante e sempre bem-vindo!
*Você pode comentar sem ter uma conta do Google. Escolha a opção NOME/URL. No espaço para NOME, coloque seu nome/apelido e o espaço para URL não é obrigatório, mas se quiser, pode colocar o endereço de alguma rede social que possui.
*Blogueiros, deixem o link de seus blogs para que eu possa conhecê-los.
*Viu algum erro ortográfico no post? Desculpe-me, às vezes esses danados passam pela minha revisão. Bem, se não for muito incômodo, peço que use o formulário que se encontra na barra lateral direita desse blog para me informar do erro. Desde já agradeço a atenção.
Obrigada pela visita e volte sempre!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...