16/11/2013

Tema: Países de terceiro mundo devem exercer controle sobre a natalidade?




Religião versus crescimento econômico

O que se vê na maioria das vezes em países subdesenvolvidos são famílias com muitos filhos, o que gera um grande déficit na renda domiciliar. Com o Estado intervindo na natalidade, problemas como este e outros estariam resolvidos. Entretanto, o assunto é polêmico por interferir na consciência religiosa das pessoas e, portanto, devem ser considerados seus prós e contras.

Uma vantagem desta política a ser analisada é a de que programas como Bolsa Família e Brasil Carinhoso, que visam a erradicação da fome e miséria em nosso país, seriam melhor distribuídos e aproveitados. Outro campo que se beneficiaria do controle de natalidade seria o educacional, pois o ingresso a universidades e escolas seria mais fácil e não haveria tantos analfabetos.

Em contrapartida, as religiões suas estoicas doutrinas contra o uso anticoncepcionais, seriam uma barreira para a aplicação desta política. Estar em um país laico, como o Brasil, exige das pessoas e do Estado uma postura flexível, ou seja, uma postura que atenta a todos e que não desrespeite o direito ao livre exercício da religião.

Tomar uma posição diante do controle de natalidade se torna uma tarefa difícil. Esta política seria uma resposta pragmática aos diversos problemas que assolam os países subdesenvolvidos.

Fiz uma enquete aqui no blog e quatro pessoas votaram. Duas disseram que deveria ser feito o controle de natalidade e duas responderam que não deveria ser feito o controle de natalidade e ninguém desse que é necessário, mas é antiético.

E vocês o que acham? Deixe nos comentários sua postura frente ao controle de natalidade. 

4 comentários:

  1. Adorei a mudança do layout do blog. Ficou bem bonito....
    O texto ficou bom com sua opinião clara, poderia ter escrito ainda mais, né?
    Porque não faz outra postagem com a discursão que tivemos sobre vestibular? Acho que seria uma otima pedida!

    Miaka. J. S. Freitas
    www.umsofaalareira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda, anda lendo minha mente? (risos) Já estou trabalhando em um texto sobre aquela nossa conversa sobre vestibulares. Me alegra demais saber que gostou do novo layout!

      Excluir
  2. Realmente é um assunto muito delicado, eu mesma não tenho uma posição definida sobre isso.. pensando em países mais desenvolvidos, que possuem o controle, vemos que a qualidade de vida deles é melhor, porém, a população envelhece mais rápido e não é renovada. Algo que acontece totalmente o contrário por aqui. Acho que precisaria haver um equilíbrio, um bom senso da própria população. E isso só aconteceria se tivéssemos um povo instruído, coisa que infelizmente não existe por aqui. Beijos e ótimo debate. Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  3. É óbvio que deveria haver controle de natalidade em TODOS os países. Não somos mais Neandertais ! (se bem que.... pensando bem... somos sim )

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante e sempre bem-vindo!
*Você pode comentar sem ter uma conta do Google. Escolha a opção NOME/URL. No espaço para NOME, coloque seu nome/apelido e o espaço para URL não é obrigatório, mas se quiser, pode colocar o endereço de alguma rede social que possui.
*Blogueiros, deixem o link de seus blogs para que eu possa conhecê-los.
*Viu algum erro ortográfico no post? Desculpe-me, às vezes esses danados passam pela minha revisão. Bem, se não for muito incômodo, peço que use o formulário que se encontra na barra lateral direita desse blog para me informar do erro. Desde já agradeço a atenção.
Obrigada pela visita e volte sempre!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...