08/06/2013

(Resenha) Palavra de poeta – Henriqueta Lisboa, José Paulo Paes, Mário Quintana, Vinicius de Moraes.


                           


Fui à Biblioteca Pública Benedito Leite e quando fui fazer meu primeiro empréstimo pedi um livro de poesia de Vinicius De morais. A bibliotecária me trouxe este, que, na realidade, não tem somente poesias dele. A primeira vista eu torci o nariz para o livro. Eu pedi um livro de poesia e não algumas páginas de poesia, no entanto, eu resolvi trazê-lo assim mesmo.
  
Quando peguei meu ônibus comecei a folhear "Os lusíadas". Li algumas páginas. Vejo este livro na minha bolsa e resolvo folhear, ainda decepcionada com o trabalho chulo da bibliotecária. Como o esperado li em algumas horas (Ou minutos?).



Eu li e não me arrependo, pois o livro serviu para eu conhecer um pouco do trabalho destes quatro grandes autores: Henriqueta Lisboa, José Paulo PaesMário QuintanaVinicius de Moraes.



Este livreto me incentivou a ler as obras de todos os autores dos poemas deste livro, e quando eu digo obra eu digo um livro com poesias somente de um ator e que tenha muitas páginas. O livro também traz um pouco da biografia de todos os quatro grandes poetas.

Olhem este poema incrível:


Pescaria


Um homem
Que se preocupava demais
Com coisas sem importância
Acabou ficando com a cabeça cheia de minhocas.
Um amigo lhe deu então a ideia
De usar as minhocas
Numa pescaria
Para se distrair das preocupações.
O homem se distraiu tanto
Pescando
Que sua cabeça ficou leve
Como um balão
E foi subindo pelo ar 
Até sumir nas nuvens.
Onde será que foi parar?
Não sei
Nem quero me preocupar com isso.
Vou mais a pescar.

Veja algumas obras destes autores que pretendo ler em breve:


Enternecimento, 1929 (Henriqueta Lisboa)

Olha o bicho, 1984 (José Paulo Paes)
Apontamentos de História Sobrenatural, 1976 (Mário Quintana)
Antologia poética, 1960 (Vinícius de Morais)
Livro de sonetos, 1957 (Vinicius de Morais)
Correspondência Mário de Andrade & Henriqueta Lisboa (Mário de Andrade e Henriqueta Lisboa)

Eu aprendi (com os poemas em geral)

Que simples palavras podem nos fazer repensar uma vida toda.

Personagem marcante

Todos os quatro poetas.


Gosta de livros de poema? Veja aqui a resenha de "Os Estranhos Poemas Perdidos do Senhor Rumpel", também um livro de poemas, só que poemas diferentes.




Veja o relato da minha frustrante ida à biblioteca pública Benedito Leite aqui.

3 comentários:

  1. Confesso q poesias nao sao meu ponto forte. O unico poeta q realmente gosto é camoes, por seu romantismo incomparavel. Já ate li vinicius de moraes, q também tem talento, e manuel bandeiras, mas pra mim camoes é camoes haha
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito legal seu blog, Karina! Adoro poesias e, já que você pretende ler outras em breve, vou te dar uma sugestão: os poemas de Drummond são incríveis! Vale muito a pena ler =)

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda!obrigada pela sugestão eu também amo os poemas deste cara e brevemente irei publicar alguns poemas dele.Obrigada pela visitinha e fico super feliz que tenha gostado do meu blog **

      Excluir

Seu comentário é importante e sempre bem-vindo!
*Você pode comentar sem ter uma conta do Google. Escolha a opção NOME/URL. No espaço para NOME, coloque seu nome/apelido e o espaço para URL não é obrigatório, mas se quiser, pode colocar o endereço de alguma rede social que possui.
*Blogueiros, deixem o link de seus blogs para que eu possa conhecê-los.
*Viu algum erro ortográfico no post? Desculpe-me, às vezes esses danados passam pela minha revisão. Bem, se não for muito incômodo, peço que use o formulário que se encontra na barra lateral direita desse blog para me informar do erro. Desde já agradeço a atenção.
Obrigada pela visita e volte sempre!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...